Chocolate é um daqueles poucos produtos que gozam de unanimidade: todos gostam. Para fazer chocolate são necessárias as sementes de cacau. Ao longo dos anos, desde que o chocolate entrou na vida das pessoas, o cacau vem sendo plantado em vários países.

Para a coleta das sementes são sempre escolhidas árvores que geram muitas sementes e apresentam resistência a doenças. Assim o cacau nativo, selvagem e original, foi perdendo sabor e ganhando produtividade.

No caso do cacau do rio Purus produzido por uma cooperativa extrativista, a Cooperar, há uma diferença: as árvores não foram plantadas, ocorrem de maneira natural na floresta, desde que a floresta existe. Um sabor especial que despertou o interesse dos mercados europeus, em especial o alemão, que compra as safras anualmente colhidas pelos produtores da Cooperar.

Fazer com que essa produção de cacau nativo se realizasse mediante o emprego de alta tecnologia: eis o objetivo de uma equipe de pesquisadores que amoldou o extrativismo do cacau à tecnologia do manejo florestal comunitário.

Esse é o livro do cacau da mata ciliar do rio Purus, o cacau da floresta amazônica.

Locais de venda:
Livraria Paim
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 182 – Centro
69900-324 – Rio Branco-AC
Telefone:(68) 3224-3432
Livraria Betel
Endereço: Rua Guiomard Santos, 348 – Bosque
69909-370 – Rio Branco-AC
Telefone:(68) 3223-8909

xxxx