Os pequenos produtores rurais da Amazônia ou foram trazidos para serem assentados nos milhares, mais de mil mesmo, projetos de colonização das várias categorias geridos pelo Incra, ou são gerações de populações que habitam a região desde o final do século dezenove, em especial durante o ciclo da borracha, de 1890 a 1911.

Na condição de assentados a Amazônia recepcionou trabalhadores rurais de todas as origens: gaúchos, catarinenses, paranaenses, capixabas … e nordestinos, muitos e de todos os lugares. Excluindo as populações indígenas, que merecem atenção e tratamento especial, os outros produtores rurais, atualmente minoria, que já estavam na região, alguns ainda insistindo com a borracha, encontram-se dispersos no interior do ecossistema florestal.

Com objetivos distintos: os assentados dispostos a dominar a paisagem local, desmatar e plantar culturas com potencial de mercado, com foco principal na pecuária, e, os habitantes das florestas, por sua vez, determinados a continuar vivendo mais ou menos isolados, cada vez menos, tinham expectativas no surgimento de um novo ciclo da goma ou que um novo produto florestal, como foi com as drogas do sertão, fizesse ressurgir a economia florestal de outrora.

Passados mais de 200 anos de uma produção rural mais, diga-se, significativa, o que se observa é que, em primeiro lugar, existe uma tendência, que espera-se possa ser revertida, de concentração dos produtores rurais, todos eles, em torno da atividade produtiva que lhe fornece maiores ganhos financeiros ao mesmo tempo em que não exige esforço físico e mental expressivo: a pecuária bovina.

Como costumam dizer os próprios produtores, os pequenos óbvio, a criação de gado deixa o produtor embrutecido, mas com uma sensação de riqueza que ajuda a elevar a auto estima. Bruto e metido.

A segunda observação, e talvez a mais grave, que parece existir um obstáculo insuperável e que poucos se atrevem a diagnosticar, para fazer com que a produção rural amazônida consiga se igualar aos indicadores de produtividade praticados em outras regiões do país.

Primitivismo tecnológico, baixa produtividade e elevado impacto ambiental formam o tripé que caracteriza bem a produção rural da região. Tanto a produção florestal, vez que ainda se extrai látex da mesma forma que há 200 anos e esse raciocínio vale também para a quebra da castanha e outros vários produtos florestais, quanto a agropecuária, padecem do tripé citado acima.

Ano após ano o produtor rural, sobretudo em período eleitoral, é colocado no início da lista de prioridades de políticos de todos os partidos. Muito embora alguns realmente tentem reverter o tripé rural amazônico, no final das contas produtores e gestores públicos chegam a conclusão, comum, de que o problema esta nas vias de escoamento. Conclusão: asfaltar ramais.

Não que ramal pavimentado não seja importante e sem entrar na discussão perigosa da viabilidade econômica de se asfaltar ramais tendo em vista que o retorno econômico da produção não é fácil da aferir, mas depois de asfaltados centenas de quilômetros de ramais, a constatação é evidente: o problema não está aí.

Melhorar o nível tecnológico no qual essa produção rural acontece parece ser o melhor caminho para reverter o tripé rural amazônico.

A boa notícia é que a grande maioria das pesquisas, que geralmente levam tempo demais, para elevação tecnológica da agropecuária na Amazônia foi desenvolvida pela Embrapa e já se encontra pronta para o produtor, que, infelizmente, não tem acesso.

A decisão do que produzir e de qual tecnologia utilizar não pode ser tomada pelo produtor isoladamente, ele precisa do extensionista rural para isso.

Download .DOC

xxxx