Por meio de projeto aprovado, em edital do CNPq, os engenheiros florestais da Universidade Federal do Acre, Ufac, estão realizando um profundo e detalhado diagnóstico das condições ecológicas da mata ciliar presente no Rio Acre, em todo seu trecho acreano, que vai do município de Porto Acre até Assis Brasil.

O pioneiro projeto denominado “Ciliar Só-Rio Acre”, está orçado em aproximadamente 200 mil reais destinados a cobrir os custos do extenso e detalhado trabalho de campo e à contratação de 6 bolsistas de iniciação tecnológica e de um Engenheiro Florestal.

Para fornecer informações únicas acerca da realidade existente na mata ciliar do Rio Acre, o projeto esta estruturado em 4 linhas de pesquisas que se inicia com a realização do Inventário Florestal, cujas medições das unidades amostrais em todos os municípios já foi concluída, e termina com uma discussão pública em cada cidade, sobre a importância da manutenção da mata ciliar.

A fase inicial do projeto, que envolveu o mapeamento com imagens de satélite de toda extensão do Rio Acre em uma faixa de 3 quilômetros de largura em cada margem, possibilitou à equipe de pesquisadores uma visão de conjunto da mata ciliar e de sua grave condição de degradação. O mapeamento revelou ainda que a ocupação produtiva, ao longo da margem do Rio Acre, pode ser considerada como a principal causa dessa degradação.

Já o Inventário Florestal do remanescente da mata ciliar existente vai possibilitar, uma vez concluído seu processamento, que a equipe de pesquisadores defina uma lista de 20 espécies florestais que possuem maior ocorrência na mata ciliar, por município, e com maior importância ecológica para serem indicadas como prioritárias nos projetos de restauração florestal a serem realizados em um futuro próximo.

O Inventário Florestal também vai contribuir para elaboração de uma equação de volume, para cálculo da biomassa total existente na mata ciliar e sua contribuição para imobilização de carbono, no intuito de, no médio prazo, beneficiar o produtor com os créditos de carbono pela manutenção da vegetação na mata ciliar do Rio Acre, no mecanismo do REDD.

Com a definição das 20 espécies de maior importância para restauração florestal a equipe irá se debruçar sobre o estudo de sua fenologia e de metodologias de produção de sementes. Com as matrizes das árvores produtoras de sementes selecionadas e georeferenciadas será possível a instalação de áreas de produção de sementes e o estabelecimento de um mercado de sementes florestais para essas espécies, originais da mata ciliar.

A transformação das sementes em mudas para restauração florestal será o terceiro passo a ser dado pela equipe de pesquisadores. Para tanto, em cada município serão identificados trechos considerados críticos e emergenciais para restauração florestal da mata ciliar.

Finalmente, um programa de extensão florestal será desencadeado para convencer as autoridades municipais, em especial vereadores e secretários de meio ambiente, acerca da importância da manutenção da mata ciliar o que, por sua vez, irá garantir fornecimento de água e mais peixes no Rio Acre.

O projeto se encerrará com o desenvolvimento de uma metodologia acreana para o cálculo da largura da mata ciliar, adequada à realidade de cada um dos 8 municípios, que terá metragem superior àquela definida pelo Código Florestal, e, o mais importante, a transformação dessa largura em legislação municipal.

Com a aprovação nas câmaras de vereadores da Lei Municipal da Mata Ciliar, uma nova e promissora história da bacia hidrográfica do Rio Acre começará a ser contada.

Download .DOC

xxxx