Em 2003, a cidade do Rio de Janeiro impôs (a estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes) a obrigatoriedade do emprego de canudos de plástico.

Em 2018, os canudos de plástico estão a ponto de ser proibidos. Trata-se de um projeto de lei proposto por um vereador e já aprovado na Câmara, à espera apenas da sanção do prefeito.

Há 15 anos, a justificativa para compelir o uso do canudo foi de ordem sanitária: a intenção era proteger a saúde pública, evitando o contato da boca do cliente com copos e garrafas.

Agora, o argumento dos vereadores cariocas para banir do mercado o canudo de plástico, substituindo-o pelo de papelão, decerto é mais inteligente; ademais, está em consonância com os ideais de sustentabilidade preconizados no mundo – respaldando-se, inclusive, no adjetivo biodegradável, um termo muito caro aos ambientalistas.

Diz-se que um produto é biodegradável quando ele desparece da natureza num curto espaço de tempo. É o caso dos produtos confeccionados à base de papel. Diversamente, o plástico pode permanecer por 5 mil anos no ecossistema.

Pior, o destino final dos produtos de plástico acaba sendo os oceanos, onde vão parar no estômago de animais marinhos, ou na famigerada ilha de lixo do Pacífico, uma mancha de detritos com mais de 1 milhão de km² e que continua crescendo. É tão grave a situação, que existe um movimento para transformar a ilha num país-membro da ONU, como forma de atribuir responsabilidades e buscar soluções.

Quanto ao papel, além de ser uma matéria-prima biodegradável, também é renovável. Quer dizer, não precisa de reciclagem, como se tenta fazer há muito tempo (e pouco sucesso) com artigos manufaturados com resíduos de petróleo, como PVC e plástico.

Talvez resida aí o ponto mais importante da louvável iniciativa dos vereadores – que, como dito, ainda depende de sanção.

Poucos conseguem entender a diferença entre as matérias-primas renováveis e não renováveis, mas esse detalhe faz toda a diferença na composição final do lixo produzido pela humanidade, e no impacto ambiental dele decorrente.

Cabe destacar aqui que, no campo do cultivo de árvores, em especial dos gêneros eucalipto e pinus, a Engenharia Florestal brasileira é internacionalmente reconhecida, tendo logrado obter elevada produtividade por hectare plantado e alta qualidade na madeira produzida.

Dadas as condições de solo e clima presentes em território nacional, com superioridade comprovada das regiões Sudeste e Sul (nessa ordem para os dois gêneros acima), atualmente é possível colher uma árvore adulta de eucalipto com menos de 6 anos de idade, para fins de industrialização da celulose e fabrico de papel de excelente qualidade.

Há quem questione a sustentabilidade da celulose – que, para ser produzida, depende da derrubada de árvores. Um questionamento comum, contudo, extremamente equivocado.

Compreender essa – digamos – equação da sustentabilidade é a chave para definir a conveniência ou não do consumo de quase tudo o que hoje se produz.

Acontece que o papel é uma matéria-prima renovável, uma vez que a árvore de eucalipto colhida para a sua produção é substituída por outra muda de eucalipto, a ser extraída em até 6 anos, quando uma nova muda de eucalipto é plantada, e o ciclo se fecha, num sustentável processo de renovação.

Não apenas os canudos devem ser de papelão/celulose, a lista dos vereadores cariocas poderia ser ampliada com pratos, talheres, copos, sachês de mostarda e ketchup, invólucros de balas e bombons, pazinhas de sorvete… E assim por diante.

 

xxxx