• artigos
  • projetos
  • publicações
  • galeria
  • contato

Caminhos do Jordão.
Foto: Raul Torrico, 2015.

Missão e Visão de Futuro da Andiroba

Missão:

Gerar emprego e renda por meio de alternativas econômicas baseadas na biodiversidade florestal e na realidade do produtor acreano que habita a floresta.

Visão de futuro:

Ser referência na Amazônia na formulação e execução de alternativas econômicas para quem habita e depende da floresta.

Leia mais em Andiroba/ Institucional

Projeto Ciliar Só-Rio Acre

Sob as premissas “Resistência pública” e “Resiliência do rio”, a ideia é contribuir para o planejamento da ocupação em áreas alagadas e fornecer subsídios para ampliar a resiliência do rio Acre em face dos períodos de alagação e de seca.

No primeiro caso, da resistência pública, o projeto propõe a transformação de superfícies alagadiças ocupadas por assentamentos precários em áreas verdes, que poderão funcionar como zonas de escape do rio no período das cheias.

No segundo caso, da resiliência do rio, propõe-se a restauração florestal da mata ciliar, inclusive com o aumento da largura da faixa prevista no Código Florestal, como forma de aumentar a resiliência do rio, ou seja, sua capacidade de reagir às flutuações extremas de vazão.

Iniciado em 2008,  venceu Prêmio Samuel Benchimol – edição 2011, na categoria ambiental.

Leia mais em projetos

Artigo da semana:

Madeira é energia limpa em todo o mundo – e na Amazônia também!

Existe farta produção científica comprovando a superioridade, tanto em termos ecológicos quanto em termos econômicos e sociais, da queima de madeira em caldeiras em relação à queima de óleo diesel, para geração de energia elétrica. Sem embargo, como o emprego da madeira dependia da vontade política de gestores públicos despreparados, muitas cidades da Amazônia, até hoje, continuam a conviver com usinas movidas a óleo diesel. A boa notícia é que essa realidade irá se alterar no curto prazo. Diante da regulamentação de um alvissareiro mercado em que todos podem produzir e vender energia elétrica para o SIN (Sistema Interligado Nacional), a expectativa é que a abundância de madeira existente na região funcionará como vantagem comparativa inigualável no âmbito de uma futura economia de baixo carbono.

Clique artigos para ler na íntegra.

© Associação Andiroba 2015 | Rua Santa Lúcia, 29 - Jardim de Alah | 69.915-512 - Rio Branco-AC | Fone: (68) 3244-1534 | Mail: andiroba@andiroba.org.br

Rua Santa Lúcia, 29
Jardim de Alah
69.915-512
Rio Branco -AC
(68) 3244-1534  
andiroba@andiroba.org.br