• artigos
  • projetos
  • publicações
  • galeria
  • contato

Igarapé João dos Santos, afluente do Rio Muru.
Foto: Edivan Lima, 2015.

Missão e Visão de Futuro da Andiroba

Missão:

Gerar emprego e renda por meio de alternativas econômicas baseadas na biodiversidade florestal e na realidade do produtor acreano que habita a floresta.

Visão de futuro:

Ser referência na Amazônia na formulação e execução de alternativas econômicas para quem habita e depende da floresta.

Leia mais em Andiroba/ Institucional

Projeto Ciliar Só-Rio Acre

Sob as premissas “Resistência pública” e “Resiliência do rio”, a ideia é contribuir para o planejamento da ocupação em áreas alagadas e fornecer subsídios para ampliar a resiliência do rio Acre em face dos períodos de alagação e de seca.

No primeiro caso, da resistência pública, o projeto propõe a transformação de superfícies alagadiças ocupadas por assentamentos precários em áreas verdes, que poderão funcionar como zonas de escape do rio no período das cheias.

No segundo caso, da resiliência do rio, propõe-se a restauração florestal da mata ciliar, inclusive com o aumento da largura da faixa prevista no Código Florestal, como forma de aumentar a resiliência do rio, ou seja, sua capacidade de reagir às flutuações extremas de vazão.

Iniciado em 2008,  venceu Prêmio Samuel Benchimol – edição 2011, na categoria ambiental.

Leia mais em projetos

Artigo da semana:

Quer entender mais sobre o potencial econômico da biodiversidade florestal da Amazônia, adquira esse livro: Manejo florestal comunitário: Cacau Nativo do Purus

Na grande maioria das vezes, o produtor que tenta transformar o potencial da biodiversidade florestal da Amazônia em negócio enfrenta resistência insuperável dos órgãos de licenciamento ambiental e instituições de crédito, que preferem o investimento na criação extensiva de gado. O que acontece é o extremo paradoxo, pois, associadamente à presença de farta biodiversidade florestal existe um mercado com muitas oportunidades de negócios, com consumidores que demandam pelos produtos e produtores que sabem, por tradição, como explorar a biodiversidade, mas, por incrível que pareça, nada acontece. A todos boa leitura.

Clique artigos para ler na íntegra.

© Associação Andiroba 2015 | Rua Santa Lúcia, 29 - Jardim de Alah | 69.915-512 - Rio Branco-AC | Fone: (68) 3244-1534 | Mail: andiroba@andiroba.org.br

Rua Santa Lúcia, 29
Jardim de Alah
69.915-512
Rio Branco -AC
(68) 3244-1534  
andiroba@andiroba.org.br