A Andiroba é uma organização da sociedade civil fundada em 1999 e qualificada como Oscip em 2000.

A Andiroba defende a produção florestal como único caminho para a ocupação produtiva da Amazônia, negando veementemente as alternativas econômicas que pressupõem o desmatamento da floresta para o cultivo de grãos e a criação de boi.

A Andiroba acredita que a vocação econômica da Amazônia se assenta na oferta de produtos oriundos da biodiversidade florestal. Esses produtos, que deverão integrar um CLUSTER FLORESTAL, compreendem desde os princípios ativos empregados na indústria da biotecnologia até a oferta de madeira, incluindo produção de água, de sementes florestais e de animais silvestres.

Objetivos

(a) Promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio da   exploração da biodiversidade florestal, com o uso do manejo do  ecossistema florestal, incluindo fauna e recursos hídricos;

(b) Conceber e apoiar a instalação de clusters florestais em cidades amazônicas, baseados em produtos, serviços e matérias-primas oriundos da biodiversidade florestal.

Região de atuação

Floresta da Amazônia

Atividades prioritárias

(a) Apoio à organização da produção florestal nos moldes de clusters;

(b) Restauração florestal de mata ciliar;

(c) Organização produtiva de reservas extrativistas.   

Missão e Visão de Futuro                                                       

Missão:

Gerar emprego e renda por meio de alternativas econômicas baseadas na biodiversidade florestal e na realidade do produtor acreano que habita a floresta.

Visão de futuro:

Ser referência na Amazônia na formulação e execução de alternativas econômicas para quem habita e depende da floresta.

Para alcançar essa missão, a entidade optou por concentrar esforços em 3 vertentes primordiais:

(a) Assessorar as entidades de trabalhadores rurais e extrativistas envolvidas com empreendimentos florestais para o alcance da sustentabilidade;

(b) Executar projetos de recuperação de áreas degradadas, sobretudo aquelas relacionadas a recursos hídricos e mata ciliar;

(c) Auxiliar as reservas extrativistas no atendimento dos objetivos de sua criação, em especial elaboração de Plano de Manejo e viabilização de alternativas econômicas sustentáveis.

Dessa forma, atualmente, além de contribuir na discussão e implementação de políticas públicas voltadas para o uso comercial da biodiversidade florestal, a Andiroba presta assessoramento a entidades de trabalhadores rurais, órgãos públicos, ONGs, empresas etc. na elaboração, negociação e execução de projetos adequados à realidade florestal e social do Acre.

Quadro técnico

Especialista sênior (PhD) – 3
Especialista sênior (MSc) – 1
Especialista (nível superior) – 6
Extensionista florestal – 6   

Obs. Demandas são atendidas por consultores em contratos específicos.       

Prêmios recebidos

CITIGROUPPremio Internacional de Empreendedorismo, instituído em parceria com o Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com a experiência “Casa de Sementes Florestais”.

Fundação Banco do Brasil Rede de Tecnologia Social, Edição 2005, finalista com a proposta “Microcrédito para Manejadores Florestais”.

Objetivos do Milênio – ODM Brasil, edição 2005, gerido pelo Governo Federal em conjunto com Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), finalista com a proposta “Microcrédito Florestal”.

Ashoca-McKinsey de Empreendedorismo Social, edição em 2006, 2º lugar, premiado com R$ 30.000,00 com a proposta “Microcrédito Florestal”.

Prêmio Samuel Benchimol, Ministério da Indústria e Comércio, edição 2011, categoria ambiental, com o projeto “Ciliar Só-Rio Acre”.

Prêmio Basa Empreendedorismo Consciente, edição 2012.

Primeiros tempos

A Associação Andiroba foi criada em junho de 1999 e logo depois, em 2001, foi qualificada como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça, nos termos da Lei 9.790/1999 (Processo MD 08000.018574/2001-35).

Seus fundadores são especialistas com mais de 20 anos de experiência na concepção, negociação e execução de projetos voltados para o uso econômico da biodiversidade florestal da região, com maior ênfase na realidade do Acre.

A entidade foi concebida para atuar como um instrumento de ação pública não estatal – ação esta considerada atualmente como essencial para o avanço do processo democrático, embora ainda discriminada em setores da sociedade brasileira.

A viabilidade desse tipo especial de organização de interesse público depende, para seu custeio e operacionalidade, por um lado, do esforço e dedicação de pessoas identificadas com a causa defendida (no caso, a exploração da biodiversidade florestal como única alternativa de ocupação produtiva para a Amazônia) e, por outro, da compreensão e sensibilidade de instituições, atores políticos e, em especial, de gestores de recursos públicos.

Com essa clareza acerca do quadro institucional no qual se insere a atuação das entidades ambientais do terceiro setor na Amazônia, a Andiroba, desde o seu primeiro ano operacional teve claro duas preocupações cruciais:

(a) Identificação da demanda social a ser atendida; e

(b) Conquista de sustentabilidade financeira.

Com a experiência e o perfil técnico vinculado aos assuntos da produção e da economia florestal, presente em seus fundadores, a entidade, em seus primeiros 10 anos, logrou aprovar e executar, entre outros, um conjunto de 4 projetos relacionados ao manejo de produtos florestais (sementes, mata ciliar, fauna e cacau nativo).

Além de atuar na promoção de alternativas econômicas florestais, em seus primeiros tempos a Andiroba funcionou também como operadora não financeira de microcrédito.

A opção pela atuação com microcrédito surgiu e intensificou-se a partir de oportunidades apoiadas por parcerias então disponíveis no universo das microfinanças, o que possibilitou que a Andiroba abrisse um vasto leque de alternativas de crédito que, de uma banda, atenderia à demanda de empreendedores e, de outra, contribuiria para sustentabilidade financeira da própria entidade.

Porém, o microcrédito oferecido pela Andiroba tinha o desafio de demonstrar seu diferencial frente ao sistema bancário formal e de crédito oficial, fosse esse crédito operado por bancos públicos ou por bancos privados. Essa distinção foi, paulatinamente, sendo compreendida pelos clientes, parceiros e pelo segmento das microfinanças.

Enfim, a entidade se propôs a oferecer microcrédito a uma comunidade que tem na biodiversidade florestal sua referência produtiva e base econômica.

A Andiroba atuou como instituição operadora de microcrédito entre 1999 e 2006, e essa experiência – de grande importância para a entidade –, ao permitir o acesso dos extrativistas ao crédito, por meio do uso de garantias de relacionamento entre o agente e o tomador do empréstimo, possibilitou o fomento de uma produção florestal inserida nos ideais de sustentabilidade atualmente preconizados mundo afora.

Enquanto a atuação em microcrédito se consolidava, a entidade, mediante projeto aprovado junto ao Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, vinculado ao Ministério da Justiça, produziu material didático e promoveu cursos de qualificação em manejo florestal de uso múltiplo, capacitando cerca de 500 produtores distribuídos em 12 municípios do Acre.

A qualificação dos produtores beneficiados pelo projeto possibilitou a formação de um cadastro eficiente de futuros manejadores florestais e clientes potenciais do microcrédito florestal.

Nesse período, a Andiroba foi eleita para representar as organizações não governamentais amazônicas no Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente, que até 2005 se assentava como mais importante sistema de apoio financeiro não reembolsável aos empreendimentos florestais em vigor no país.

O mandato foi de 2 anos, suficiente para a entidade dar sua contribuição para o aprimoramento do fundo e, por outro lado, para assimilar a experiência desse mecanismo fundamental de financiamento.

Entretanto, o compromisso institucional da Andiroba é com o setor produtivo. Afinal, a Oscip foi criada com a finalidade de promover a geração de riqueza no Acre no âmbito de uma economia que tem na floresta sua maior e mais importante referência.

Organizações com as quais a Andiroba já estabeleceu parcerias 

Experiência institucional

ESTUDO AMBIENTAL INDÍGENA PARA O LICENCIAMENTO DO RAMAL DE INTEGRAÇÃO NOVO PORTO LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE JORDÃO-AC

Cliente: Departamento de Estradas e Rodagem do Acre – Deracre

Período: 2016 a 2017

INVENTÁRIO DE PROSPECÇÃO DO CACAU NATIVO CACAU NATIVO NA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES

Cliente: Funbio e Chefia da Resex.

Período: janeiro a julho/2015

ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO, INCLUINDO ESTUDOS DE VEGETAÇÃO, MEIO FÍSICO E SOCIOECONOMIA, PARA LICENCIAMENTO DA LINHA DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO TRECHO ENTRE RIO BRANCO E CRUZEIRO DO SUL.

Cliente: Novo Norte Energia e Consultoria Ltda.

Período: novembro/2014 a janeiro/2015

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE PONTE NO IGARAPÉ SÃO FRANCISCO.

Cliente: Engeverde.

Período: novembro/2015 a julho/2016

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE – APP, MATA CILIAR, NAS BACIAS DOS IGARAPÉS SANTA ROSA (XAPURI) E BATISTA (RIO BRANCO); INVENTÁRIO FLORÍSTICO E LEVANTAMENTO SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL DOS IGARAPÉS BATISTA (RIO BRANCO) E SANTA ROSA (XAPURI)

Cliente: Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sema.

Período: dezembro/2011 a março/2014

ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO COMUNITÁRIO DA FLORESTA NACIONAL DO JAMARI PARA O PROJETO FLONA DO JAMARI

Cliente: Serviço Florestal Brasileiro – SFB

Período: julho/2012 a janeiro/2013

IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE RECUPERAÇÃO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ACRE

Cliente: Secretaria de Meio Ambiente do Acre – Sema.

Período: dezembro/2011 a dezembro/2013

ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NAS BACIAS DO IGARAPÉ SANTA ROSA E BATISTA

Cliente: Secretaria de Meio Ambiente do Acre- SEMA.

Período: abril/2012 a janeiro/2013

IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE RECUPERAÇÃO E MANEJO DE SUCESSÃO EM 25 HECTARES DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO IGARAPÉ JUDIA Cliente: Secretaria de Meio Ambiente do Acre – Sema

Período: dezembro/2012 a julho/2013

COORDENAÇÃO DE ESTUDOS DE MONITORAMENTO SOCIAL DO MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO NA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES

Cliente: CNPq/Coordenação de Engenharia Florestal da Ufac

Período: maio/2012 a dezembro/2012

ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES, NASCENTES E ÁREAS CRÍTICAS DOS RIOS JUDIA, ROLA E RIO ACRE

Cliente: Secretaria de Meio Ambiente do Acre – Sema

Período: setembro/2011

IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL NA MATA CILIAR DO RIO PURUS – trecho compreendido entre Sena Madureira e Santa Rosa do Purus (Parceria com o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre)

Cliente: CNPq/Coordenação de Engenharia Florestal da Ufac

Período: setembro/2011

CONSULTORIA PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS DESTINADOS À INDÚSTRIA DE PRESERVATIVOS DO ESTADO DO ACRE, UTILIZANDO ESPÉCIES ORIUNDAS DA REGIÃO

Cliente: Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – Funtac

Período: junho/2011

ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO PARA O CACAU NATIVO NA FLORESTA NACIONAL DO PURUS, PARA SUBSIDIAR O PROJETO CACAU NATIVO DO PURUS (Parceria com o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre)

Cliente: CNPq/Coordenação de Engenharia Florestal da Ufac

Período: dezembro/2008 a outubro/2011 

INVENTÁRIO FLORÍSTICO DA MATA CILIAR DO RIO ACRE E SELEÇÃO DAS ESPÉCIES FLORESTAIS PARA RESTAURAÇÃO

Cliente: CNPq/Coordenação de Engenharia Florestal da Ufac

Período: agosto/2008 a outubro/2011 

COORDENAÇÃO DO ESTUDO E LEVANTAMENTO DE DADOS SOCIOECONÔMICOS NA ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO DO SERINGAL NOVA ESPERANÇA

Cliente: ICMBio

Período: junho/2010 a agosto/2010. 

INVENTÁRIO FLORESTAL NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DO TRAIRÃO – PA

Cliente: ICMBio

Período: janeiro/2008 a dezembro/2010

ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA FLORESTA NACIONAL DO TRAIRÃO – PA

Cliente: ICMBio

Período: janeiro/2008 a dezembro/2010

APOIO AO PROJETO EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA EM ÁREAS PROTEGIDAS DO ACRE

Cliente: Funtac

Período: 2008 a 2009

ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS PARA SUBSIDIAR A DEFINIÇÃO DA LARGURA DA MATA CILIAR DO RIO PURUS, MANOEL URBANO – AC

Cliente: CNPq/Coordenação de Engenharia Florestal da Ufac

Período: 2009 

EXECUÇÃO DO PROJETO “CILIAR SÓ-RIO ACRE – CABECEIRAS DO PURUS” (Parceria com o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre)

Cliente: CNPq/Coordenação de Engenharia Florestal da Ufac

Período: 2009 

RELATÓRIO DO POTENCIAL FLORESTAL DE PRODUTOS PRIORITÁRIOS DO ACRE – EIXO SOCIOECONÔMICO DO ZEE FASE II

Cliente: Secretaria de Meio Ambiente do Acre – Sema

Período: agosto/2008 

ORDENAMENTO TERRITORIAL NO MUNICÍPIO DE BRASILEIA – AC

Cliente: Secretaria de Meio Ambiente do Acre – Sema

Período: agosto/2008 

APOIO À SAFRA DE CACAU NATIVO NA MATA CILIAR DO RIO PURUS, ENTRE BOCA DO ACRE E LÁBREA (Parceria com o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre)

Cliente: CNPq/Engenharia Florestal da Ufac

Período: dezembro/2008

IMPLANTAÇÃO DE VIVEIROS E SISTEMAS AGROFLORESTAIS COM ESPÉCIES NATIVAS NA RESERVA EXTRATIVISTA PORTO DIAS

Cliente: Associação Reserva Extrativista do Porto Dias Unidos pela Paz.

Período: agosto/2007 a fevereiro/ 2008 

CURSO MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO DE MADEIRA PARA COMUNIDADES EXTRATIVISTAS EM CRUZEIRO DO SUL – AC

Cliente: Engenharia Florestal da Ufac

Período: junho/2008 

ELABORAÇÃO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL – PCA, PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO ACESSO AO AEROPORTO DE CRUZEIRO DO SUL – AC

Cliente: Secretaria de Obras Públicas do Acre – Seop

Período: agosto/2008 

CONSULTORIA PARA REVISÃO DO CADERNO TEMÁTICO SOBRE OS ASPECTOS SOCIAIS E POPULACIONAIS DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO ACRE – ZEE/AC FASE II

Cliente: Secretaria de Meio Ambiente do Acre – Sema

Período: agosto/2008 

CURSO “TECNOLOGIA APROPRIADA AO MANEJO FLORESTAL DE USO MÚLTIPLO: COMO FAZER LEVANTAMENTOS PARA QUANTIFICAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS EM MANUEL URBANO – AC”

Cliente: Engenharia Florestal da Ufac

Período: agosto/2008 

PLANO DE NEGÓCIOS DA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES

Cliente: Fundação Bioma

Período: outubro/2008 

INVENTÁRIO FLORESTAL E LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO NO PROJETO DE ASSENTAMENTO EXTRATIVISTA RIOZINHO GRANADA -AC

Cliente: Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – Funtac

Período: dezembro/2008 

ELABORAÇÃO DE FERRAMENTAS E INDICADORES DE AVALIAÇÃO DOS ESTUDOS DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO PROJETO PÓ DE SERRA

Cliente: Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – Funtac

Período: dezembro/2008 

ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS PARA SUBSIDIAR A DEFINIÇÃO DA LARGURA DA MATA CILIAR DO RIO ACRE NOS MUNICÍPIOS DA REGIONAL ALTO ACRE (Parceria com o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre)

Cliente: CNPq/Coordenação de Engenharia Florestal da Ufac

Período: 2008 

ELABORAÇÃO DE MAPA TEMÁTICO PARA CARACTERIZAÇÃO DA VEGETAÇÃO DA MATA CILIAR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ACRE

Cliente: CNPq/Coordenação de Engenharia Florestal da Ufac

Período: 2008 

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS ASSOCIADOS À CRIAÇÃO INTENSIVA DE ANIMAIS SILVESTRES, COM FINS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO PAD PEIXOTO – ACRELÂNDIA – AC

Cliente: CNPq/Engenharia Florestal da Ufac

Período: fevereiro/2005 a agosto/2007 

REPOSIÇÃO FLORESTAL EM ÁREAS DEGRADADAS E ENRIQUECIMENTO DE CAPOEIRAS COM SISTEMAS AGROFLORESTAIS  EM SENA MADUREIRA – AC

Cliente: Vectra Engenharia e Tecnologia da Informação

Período: janeiro a junho/2007.

ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES ESTRATÉGICAS PARA CONSTRUÇÃO DO MAPA DE GESTÃO TERRITORIAL DO MUNICÍPIO DE BRASILÉIA – AC

Cliente: Cooperativa de Trabalho Incubadora Gestão Avançada e Assessoria Técnica Social e Ambiental – Ciga

Período: fevereiro a maio/2006 

LEVANTAMENTO FLORESTAL EM 5 MIL HECTARES PARA ELABORAR PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL NA RESEX PORTO DIAS

Cliente: Associação Agroextrativista Unidos pela Paz, Acrelândia – Ac

Período: abril a julho/2006

EXECUÇÃO DO PROJETO “RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS E ENRIQUECIMENTO DE CAPOEIRAS ATRAVÉS DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS”

Cliente: Associação de Produtores Rurais Dom Moacir Grechi

Período: janeiro/2004 a agosto/2005  

IMPLANTAÇÃO DE VIVEIROS E SISTEMAS AGROFLORESTAIS, COM ESPÉCIES NATIVAS E FRUTÍFERAS, NO PROJETO ALCOBRAS

Cliente: Associação de Produtores Rurais Dom Moacir Grechi

Período: junho/2004 a dezembro/2005 

ELABORAÇÃO DO PLANO OPERACIONAL ANUAL EM 2.000 ha NA FLORESTA ESTADUAL DO ANTIMARY – AC

Cliente: Tecman Consultoria em Projetos Florestais

Período: outubro/2004 a junho/2005 

PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL E PLANO OPERACIONAL ANUAL EM 2.000 ha NA FAZENDA BOA UNIÃO – AC

Cliente: Tecman Consultoria em Projetos Florestais

Período: janeiro a maio/2005                                                                                     

DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL FLORESTAL EM 10 COLOCAÇÕES DO PROJETO DE ASSENTAMENTO EXTRATIVISTA PORTO DIAS

Cliente: Associação da Reserva Extrativista do Porto Dias Unidos pela Paz

Período: fevereiro/2005

LEVANTAMENTOS PARA INSTRUIR PROCESSO DE CRIAÇÃO DA RESERVA EXTRATIVISTA RIOZINHO DA LIBERDADE (Parceria com o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre)

Cliente: Engenharia Florestal da Ufac

Período: janeiro/2003 a dezembro/2004  

CURSO DE MANEJO FLORESTAL DE USO MÚLTIPLO PARA  PRODUTORES RURAIS

Cliente: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia – AC

Período: 2004 

CURSO DE MANEJO FLORESTAL DE USO MÚLTIPLO PARA PRODUTORES RURAIS

Cliente: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assis Brasil – AC

Período: 2004

ELABORAÇÃO DE 22 DIAGNÓSTICOS EMPRESARIAIS MODELO SEBRAETEC PARA MICROEMPRESAS EM CRUZEIRO DO SUL, FEIJÓ, TARAUACÁ E RIO BRANCO – AC.

Cliente: Sebrae-AC

Período: janeiro/2000 a julho/2002 

LEVANTAMENTOS FLORÍSTICO E FAUNÍSTICO NA FLORESTA NACIONAL DO MACAUÃ (Parceria com o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre)

Cliente: Engenharia Florestal da Ufac

Período: julho/1999 a dezembro/2001 

ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO FLORESTAL DO MURMURU – RESERVA EXTRATIVISTA DO ALTO JURUÁ – AC

Cliente: Centro dos Trabalhadores da Amazônia – CTA.

Período: maio/2000 a maio/2001 

ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS DE SEMENTES FLORESTAIS NATIVAS EM BRASILÉIA

Cliente: Associação de Produtores Rurais Nossa Senhora de Fátima

Período: novembro/2000 a abril/2001  

ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA O PROJETO RECA – NOVA CALIFÓRNIA – RO

Cliente: Associação de Produtores Rurais do Reca

Período: setembro/1999 a Julho/2000 

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL DO AGREGADO ROCHOSO PEDRA DE BARRO (Parceria com o Sebrae-AC)

Cliente: Funtac

Período: setembro/1999 a outubro/2000 

CONSULTORIA PROJETOS PRODUTIVOS PARA A RESERVA EXTRATIVISTA DO LAGO DO CUNIÃ, PORTO VELHO – RO

Cliente: CNPT/Ibama-DF

Período: setembro/1999 a julho/2000 

 

xxxx