Causou certo desconforto a entrevista que o coordenador do CTA, Pedro Bruzzi, Pedrão para quem o conhece, concedeu à revista IstoÉ, há algumas semanas. Ao ser qualificado, pelo jornalista é claro, como o novo Chico Mendes, Pedrão se viu obrigado a fazer, apesar de desnecessário, uma série de ressalvas e justificativas.

Claro que chamar Pedrão de novo Chico Mendes é, sem dúvida, criar um factóide para chamar atenção, artifício que a imprensa usa constantemente. Com formação em Engenharia Florestal e um perfil técnico, Pedrão não tem o interesse em ser alçado à condição de liderança de movimento algum. Apesar, de direcionar sua atuação profissional em favor do movimento que Chico Mendes ajudou a criar.

Mas, voltando à revista, o que causou desconforto foi que a entrevista trouxe à tona a velha discussão acerca do legado de Chico Mendes. Algo que ganhou expressão com a minissérie fantástica e, um tanto, inverossímil da Rede Globo.

No período pós 1988, ano do trágico e inesquecível assassinato, a possibilidade de existir um herdeiro da expressão política alcançada por Chico Mendes impregnou o imaginário dos vários envolvidos com a causa dos seringueiros e de sua mais expressiva bandeira: a regularização fundiária das posses desses trabalhadores rurais, de maneira coletiva e de forma a manter seu modo extrativista de produção (baseado no binômio borracha e castanha).

A conciliação de tudo isso foi possível na figura jurídica do que se denominou Reservas Extrativistas. Um tipo de unidade de conservação que trazia a experiência adquirida com a criação e reconhecimento das Terras Indígenas, já amparadas pela Lei.

O julgamento dos responsáveis abriu espaço na mídia para vários possíveis herdeiros, no entanto, nenhum se estabeleceu. As tentativas de substituição foram além das fronteiras acreanas e buscaram-se lideranças em vários outros estados, sobretudo no Pará e no Amapá. No final das contas o resultado concreto é que não aconteceu a passagem da herança. E, talvez, tenha sido melhor.

A possibilidade de existir um herdeiro também movimentou a cena política. Mas os políticos também não podem ser herdeiros desse legado. Eles, na maioria das vezes, não são lideranças estabelecidas de movimentos sociais.

Na verdade, heranças e herdeiros não existem. Chico Mendes foi uma das raras vezes na qual a conjugação de momento histórico e características pessoais criaram um ícone mundial. Condições especiais que dificilmente se repetem.

Mas, como dito, Pedrão não quer nada disso. Deu uma entrevista excelente, poupou críticas no geral e deixou claro o maior problema: o colapso das Reservas Extrativistas e do extrativismo enquanto modelo de produção.

Foi além ao apontar o manejo comunitário e o uso múltiplo da floresta como opção preferencial para aumentar o valor dos produtos e serviços florestais e, assim, ampliar sua competitividade frente ás alternativas ancoradas na agropecuária e no, nefasto, ciclo do desmatamento-queimada-plantio.

Mas de um fato ninguém pode esquecer.

O CTA é a única instituição da Amazônia que possui sua história vinculada ao legado do Chico Mendes e o Pedrão é coordenador do CTA.

Download .DOC

xxxx