Período de duração: de 2010 até o presente

Contextualização do projeto

Diversos órgãos voltados para o fomento da ocupação produtiva da Amazônia vêm, ao longo dos últimos dez anos, debruçando-se sobre a possibilidade de se conceberem novos processos para o planejamento da instalação de atividades produtivas na região.

Nesse contexto, a estruturação de Arranjos Produtivos Locais, APL, organizados na forma de um Cluster (aglomerado econômico) apresenta-se como opção ideal para áreas de economia periférica, como é o caso da Amazônia, e, mais ainda, do Acre.

Resumo

O projeto faz uma associação entre a tecnologia do cluster e o ecossistema florestal da Amazônia, mediante a identificação da vocação produtiva florestal de cada município do Acre, como forma de promover uma transformação produtiva em direção à sustentabilidade.

O projeto está estruturado em quatro objetivos principais, a saber:

(a) Estabelecimento das referências do modelo de ocupação atualmente preconizado para a Amazônia;

(b) Análise das experiências produtivas ancoradas no ecossistema florestal que, iniciadas na  década de 1990, encontram-se em curso na região;

(c) Adaptação da Teoria das Vantagens Competitivas à realidade do ecossistema florestal da Amazônia;

(d) Esquematização do “Cluster Florestal do Acre”, com a caracterização de identidade e vocação florestal para os 22 municípios situados no estado e a definição de, no mínimo, uma atividade produtiva florestal para cada município.

xxxx