Período de duração: de 2007 até o presente

Contextualização do projeto

A inclusão do cacau nativo na cesta de produtos ofertados pelos extrativistas e agricultores familiares que habitam as margens do rio Purus, em especial no município de Boca do Acre, no Amazonas, adquire grande importância, na medida em que contribui para a geração de trabalho e renda na região e, por conseguinte, para a melhoria das condições sociais desses pequenos produtores, que vivem em estágio elevado de isolamento.

Não menos importante, a exploração do cacau promove o uso sustentável da diversidade biológica existente no ecossistema florestal da Amazônia, uso este, por sua vez, que se apresenta como a principal saída para a manutenção da floresta.

Resumo

A fim de ampliar a produtividade dos extrativistas associados à Cooperar, uma cooperativa sediada no Município de Boca do Acre-AM, aumentando de 9 para 40 toneladas a quantidade de sementes de cacau ofertada pela cooperativa, foi realizado, numa primeira etapa, um amplo levantamento, estruturado em seis estudos principais: mapeamento da dispersão do cacau nativo com imagem de satélite; inventário florestal da área de ocorrência; logística de produção da semente de cacau; socioeconomia da população extrativista envolvida na produção; genética dos cacaueiros; e teste dos protocolos de manejo.

Esses estudos são subsidiários ao Plano de Manejo Florestal Comunitário, documento que tem duas finalidades importantes: servir de referência para a Cooperar gerenciar a produção e chegar às 40 toneladas de cacau nativo demandadas; e possibilitar o licenciamento ambiental da cadeia produtiva do cacau nativo do Purus.

Com a conclusão do Plano de Manejo, dá-se início à implementação do mesmo. Ocorre que o Plano prevê a execução de seis Protocolos de Manejo (sendo que cada um representa algum tipo de inovação tecnológica) que, no conjunto, ampliarão a produção no povoamento nativo de cacau para alcançar as 40 toneladas demandadas pelo contrato comercial da Cooperar.

O projeto opera em duas frentes:

(a) Atender à demanda dos manejadores de cacau por assistência técnica e por inovações tecnológicas;

(b) Atender à demanda da academia por informações acerca da viabilidade da aplicação dos Protocolos de Manejo.

Projeto agraciado com o PRÊMIO FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL DE TECNOLOGIA SOCIAL, edição 2013.

Para saber mais sobre o Manejo Florestal Comunitário do Cacau Nativo, acessar:

http://cacaunativodopurus.blogspot.com.br/

xxxx