Dia 12 de julho próximo os Engenheiros Florestais comemoram seu dia. Um dia especial, em um ano igualmente especial, quando o primeiro curso de Engenharia Florestal do país iniciava suas atividades há 50 anos, em 1960. Um ano mais especial ainda para os acreanos que há 10 anos iniciavam a formação de sua primeira turma de Engenheiros Florestais na UFAC.

Motivos para comemorar não faltam. Afinal, os silvicultores brasileiros são reconhecidos mundo afora por sua excelência na condução de povoamentos florestais, sobretudo aqueles destinados à produção de papel e celulose. Os Engenheiros Florestais contribuíram de forma sensível, para que o Brasil se tornasse o quinto maior produtor de madeira de florestas plantadas do mundo.

Aproveitando as condições climáticas favoráveis, existentes em quase todo território nacional, os Engenheiros Florestais ajudaram a desenvolver variedades e clones de espécies como eucaliptus e pinus, com índices de produtividade superiores à média internacional.

Na Amazônia não foi diferente. Após o apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, que ainda na década de 1950 trouxe para região um primeiro grupo de Engenheiros Florestais, alemães e americanos, uma ciência florestal para o ecossistema amazônico vem sendo estruturada em bases sólidas.

Os Engenheiros Florestais amazônidas talvez sejam os únicos dentre todos os outros países amazônicos, a conceber e colocar em prática o que se chamou de Sistema Silvicultural para Amazônia, o que tornou viável, do ponto de vista ecológico, técnico e econômico, a exploração de madeira tropical dura, na várzea e em terra firme, sob a tecnologia do Manejo Florestal.

Os Engenheiros Florestais que atuam na Amazônia sabem como fazer para derrubar uma árvore, arrastar, transportar, serrar e secar a madeira que vai atender a demanda da sociedade por carteiras escolares e móveis domésticos, por exemplo.

Para se chegar nesse nível de tecnologia, na produção de madeira de elevada qualidade foi preciso muito estudo e muita criatividade desses profissionais, que, por sinal, estão mais que acostumados a desafios. São profissionais que atuam com a exploração de florestas amazônicas, tema que toda pessoa, sem exceção e independente da formação, gosta de discutir.

Mas, é bem provável que tenha sido do pequeno e singular Acre que surgiram as novidades tecnológicas mais recentes e mais importantes para renovação da ciência florestal na Amazônia.

A contribuição efetiva dos profissionais da Engenharia Florestal que atuam no Acre surgiu para solução de dois problemas cruciais. O primeiro relacionado à obtenção e estruturação de áreas florestais destinadas ao extrativismo florestal. A concepção das, atualmente reconhecidas em todo país, Reservas Extrativistas contou a participação essencial de um grupo de Engenheiros Florestais acreanos.

Se a criação de Reservas Extrativistas requereu esforço de política florestal, o segundo problema iria requerer maior empenho técnico no campo do manejo florestal. Tratava-se então de desenvolver um conjunto de procedimentos, para fazer com que o extrativismo se elevasse, do ponto de vista técnico, ao manejo florestal.

Com a tecnologia do Manejo Florestal Comunitário para produção de madeira os extrativistas se transformaram em, no que eles mesmos chamam, Manejadores Florestais.

A partir daí se chegou à inovação tecnológica do Manejo Florestal de Uso Múltiplo, um passo definitivo para a ciência florestal amazônica, pois permitirá a oferta de mais de 40 produtos de uma mesma colocação, incluindo os serviços ambientais de seqüestro de carbono e produção de água.

Finalmente, parece que, mais que solucionar problemas relacionados à produção florestal amazônica, os Engenheiros Florestais acreanos estão escrevendo uma nova história. O futuro dirá.

Download .DOC

xxxx